24/11/2006

GRANDE HOMEM E FRACASSADO

Grande homem e fracassado! Eu próprio testemunho esses dois destinos, sem vaidade. Poderia considerar enorme a minha capacidade artística, se a consciência me não obrigasse a confessar derrotado na tentativa de fabricar um anjo, que não chego a ser.
Pureza demasiada resulta hipocrisia calculada. Desprevenido, quiz o talento aliado à virtude, mas qualquer dos dois deixou de ser militante para agir como bandeira de uma causa perdida. A revolta convence e tranquiliza mais do que a paz de uma vida sem regresso de imortalidade.
Não basta olhar de frente. O absolutamente necessário é que o olhar seja inocente. O alarme nos outros só é provocado quando a tranquilidade da inocência se funde com a intranquilidade da sabedoria.
Conheci o mal, mas preocupei-me sempre com o bem. E isso foi um erro, porque a minha alma arde no fogo das misérias deste Mundo. Também a sombra do meu orgulho projectada pela vontade de ser livre, se consumirá nas labaredas da fogueira.
Esta reflexão é como que uma maldição obscura aos coveiros da minha glória.
A minha glória viverá na simpatia de uma flor que crescerá no túmulo dos meus sonhos irrealizados.

Sem comentários: